Janeiro Branco tem diversas atividades informativas em Caxias

por CRP22, 18/01/2018 às 17:36 em Acontece

(CRP-MA COMUNICA) - Caxias é um dos municípios maranhenses onde acontecem ações da campanha Janeiro Branco, que vem sendo realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Maranhão em conjunto com a Coordenação de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Caxias.

A programação, que se estende até o dia 26, prevê visitas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à Unidade de Vigilância em Zoonoses, aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à Unidade Básica de Saúde do município.

"Observamos neste ano que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão aderindo de uma forma muito importante ao Janeiro Branco. Em uma avaliação prévia, podemos dizer que a campanha está sendo bem exitosa, especialmente por esse protagonismo exercido pelos CAPS, apesar de todas as dificuldades que esses centros enfrentam", destacou o Conselheiro Antônio Soares Júnior, que representa o CRP-MA na região leste do Maranhão. 

Será realizada também uma Mini Maratona, pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que abordará a temática da saúde mental, e um momento de Práticas Integrativas Complementares. Além disso, o tema está sendo pautado em programas de rádio e televisão.  

"Essas atividades são oportunidades para discutirmos a abordagem junto ao paciente psiquiátrico no sistema de saúde. Também falamos sobre a luta antimanicomial e a importância da saúde mental com profissionais e pacientes", detalha o conselheiro. 

A campanha Janeiro Branco é um movimento criado por psicólogos em 2014 para sensibilizar a população brasileira para a importância do cuidado com a saúde mental. O Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA) é parceiro institucional da campanha, e realiza atividades em todo o estado atividades informativas. 



Rua 17, casa 09, quadra 22, Vinhais | 65071-150 | São Luís/MA | Telefones: 98 3227-0556 e 98 3268-9353