Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão

Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-22)

 

A Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão, vinculada ao Conselho Regional de Psicologia (CRP/MA-22), tem caráter consultivo. Saiba mais sobre a sua história

Nosso intento é fortalecer, ao lado da Comissão Nacional de Psicologia na Educação, esse campo com o trabalho dos profissionais da Psicologia no estado, evidenciando a especificidade da atuação e intervenção do psicólogo escolar e educacional e a importância desse profissional inserida na conjuntura da equipe multiprofissional dos espaços de formação educacional. 

Entre os objetivos da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional, destacam-se

1.Oferecer palestras, seminários, workshops, cursos para a formação para professores e educadores, a partir do conhecimento próprio da ciência psicológica, considerando temáticas que demandam da comunidade educacional. 

2.Assessorar os órgãos públicos e privados na elaboração de editais de concursos, no que diz respeito ao perfil de profissionais que trabalham na educação, como professor, gestor, psicólogo e outros.

3.Auxiliar e acompanhar a elaboração e implementação de documentos orientadores da atuação do psicólogo nas instituições educativas públicas e privadas.

4.Assessorar a construção e consolidação de projetos de lei e políticas públicas na e para a educação.

5.Integrar parceria com legislativos e gestores do estado e município.

6.Participar e colaborar com eventos desenvolvidos pelas Secretarias de Educação e demais órgãos da educação (fóruns, seminários, encontros).

7.Incrementar os debates sobre as contribuições da Psicologia no desenvolvimento de ações e estratégias para a implementação da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

8.Promover a construção de referências para a prática do psicólogo no âmbito escolar e educacional maranhense no âmbito das instituições de ensino, em consonância com as políticas públicas intersetoriais.

As instituições de todos os níveis e modalidades de ensino, assim como os espaços não formais de educação a atuações multiprofissionais de fora da escola, podem e devem operar em favorecimento do aumento da qualidade da educação do nosso estado. Especialmente os espaços de educação formal públicos, concebidos como instrumentos democráticos para a diminuição das desigualdades sociais, devem possibilitar a participação efetiva e coletiva de pais, estudantes, professores, educadores, gestores e profissionais da educação na consolidação de um fazer educativo coerente com o compromisso social de promover transformações para o contínuo avanço da qualidade da educação brasileira e, em especial, a maranhense.

A Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão do CRP-22 está disponível para colaborar com os processos institucionais relativos ao trabalho do psicólogo escolar e educacional que atua diretamente nesses espaços. 

DOCUMENTOS: 

ANAIS DO EVENTO - II Encontro Maranhense de Psicologia na Educação do Maranhão - I Colóquio de Psicologia Escolar do Maranhão 03 e 04 de junho de 2016 - São Luís - MA



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