REGISTRO DE PESSOA FÍSICA
A inscrição junto ao Conselho Regional de Psicologia do Maranhão deverá ser solicitada após a conclusão e colação de grau do curso de Psicologia – Formação de Psicólogo (reconhecido pelo Ministério da Educação). Esta exigência é necessária, visto que a inscrição habilita ao exercício profissional e estabelece as prerrogativas previstas na lei que regulamenta a profissão de Psicóloga(o).
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO PRINCIPAL:
I – Diploma de psicóloga(o) ou Certidão de Colação de Grau;
Observação: Nos casos em que a(o) profissional ainda não obteve o diploma e apresentou ao CRP-MA o certificado de colação de grau no momento da inscrição, após a homologação do processo, ela(e) recebe uma carteira provisória válida por até 2 (dois) anos. Ao receber o diploma, a(o) psicóloga(o) deverá solicitar a troca para a carteira definitiva. Para realizar esse procedimento, é necessário pagar a taxa de renovação no valor de R$ 69,38.
II – Histórico emitido pela Instituição de Ensino Superior;
Observação: O histórico escolar de formação de psicóloga(o) deverá apresentar situação de concluído ou graduado, sem nenhuma disciplina pendente, carimbado ou chancelado e assinado por responsável da Instituição de Ensino Superior ou contendo o código de verificação, com o registro de carga horária mínima cursada, conforme as resoluções do órgão ministerial competente.
III – Documento de identificação civil válido em todo território nacional com foto;
IV – CPF (se não estiver presente no documento de identificação);
V – Certidão de quitação eleitoral – Solicitar aqui;
VI – Comprovante de endereço atualizado;
Observação: O Comprovante de Endereço pode ser qualquer documento oficial(por exemplo: energia, água, telefone, internet, TV, carnê de IPVA, IPTU, contrato de aluguel, Nota Fiscal de compra, fatura de crédito entre outros, e deve estar em nome da(o) requerente ou de um dos pais desde que esteja contido no documento de identidade (não sendo necessário outro documento acompanhando), ou em nome da(o) cônjuge (acompanhando de Certidão de Casamento), ou em nome da(o) companheira(o) (acompanhando de Escritura Pública de União Estável), ou em nome de terceiro (acompanhando de declaração do terceiro reconhecida em cartório).
VII – Formulário de Inscrição (gerado automaticamente pelo sistema ao preencher o requerimento);
Observações:
– Após o recebimento da solicitação, o setor administrativo confirmará a documentação e enviará por e-mail a declaração de processo de inscrição.
– Após o deferimento em reunião plenária, enviaremos por e-mail a CERTIDÃO DE REGULARIDADE DE INSCRIÇÃO com o seu número de registro.
– Ao concluir a solicitação, aparecerão para download os boletos referentes à taxa de inscrição e anuidade proporcional, cota única ou parcelada (até junho). É necessário o pagamento de ambas (taxa de inscrição e uma das opções de anuidade proporcional) para o prosseguimento do processo.
– O prazo para finalização dos processos é de 60 (sessenta) dias a contar da data de protocolo do pedido junto a este Regional.
COMO REALIZAR MINHA INSCRIÇÃO?
Clique no botão abaixo “ACESSE O REQUERIMENTO” para fazer sua solicitação.