Brasília (DF) – Nos dias 30 e 31 de maio, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) sediou o Encontro Nacional das Comissões de Riscos, Emergências e Desastres, reunindo representantes do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia para debater estratégias e fortalecer a atuação da Psicologia em situações de emergências, riscos e desastres.
O evento teve como objetivo promover a integração entre CFP e comissões regionais, alinhar diretrizes de atuação para o Sistema Conselhos de Psicologia, e discutir boas práticas na prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução em situação de riscos, emergências e desastres. Foram apresentadas práticas exitosas, discutidas novas demandas e desafios enfrentados pelos CRs, e também apresentada a parceria entre CFP e Unops, que resultou no material “Diretrizes para atuação em Saúde Mental Comunitária no contexto do desastre socioambiental causado pela mineração em Maceió/AL.
Representando o Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA), esteve presente a conselheira Silvia Regina Moreira Vale (CRP 22/00253), coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Gestão de Riscos, Emergências e Desastres do CRP-MA. Silvia Vale participou ativamente das discussões, compartilhando a experiência do Maranhão e contribuindo ativamente para a formulação das diretrizes para atuação do Sistema Conselhos em situação de riscos, emergências e desastres, destacando a importância da articulação interinstitucional e do trabalho em rede para o fortalecimento das ações de apoio psicossocial em situações de crise.
“Participar desse encontro nacional foi fundamental para trocar experiências e fortalecer a atuação do CRP-MA e contribuir com a elaboração das diretrizes voltadas ao Sistema Conselhos. A Psicologia tem um papel crucial na gestão de riscos e emergências, contribuindo para a promoção da saúde mental em momentos tão desafiadores para a sociedade”, destacou Silvia Vale.
O Encontro Nacional reforçou o compromisso dos psicólogos e psicólogas de todo o Brasil em atuar de forma integrada e sensível, visando minimizar os impactos psicossociais em situações de desastre e fortalecer políticas públicas efetivas para o enfrentamento de emergências.