Acessibilidade

98

|3089-0595

98

|3089-0600

98

|3089-0595

98

|3089-0600

COMISSÕES E GTS

Comissões Permanentes

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS (CDH)

Tem como objetivo principal estabelecer a necessária conexão entre as práticas psicológicas e a defesa dos Direitos Humanos.

Presidente da CDH: Michelle Correa Moucherek – CRP22/01107

Nelma Pereira da Silva – CRP22/00202

Ivone de Oliveira Ferreira – CRP 22/00523

Silvia Regina Moreira Vale – CRP 22/00253

Lucas Alexandre Baia Barbosa – CRP 22/03038

Mayla de Aguiar Lima – CRP 22/3169

Mary Hellen Silva Ferreira – CRP 22/00636

José Augusto Gomide Mochel – CRP 22/00574

E-mail: cdh@crpma.org.br

COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E ÉTICA (COE)

Órgão especial de assessoramento ao Plenário e à Diretoria do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, que instrui as representações e processos éticos consoante as diretrizes do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) e do Código de Processamento Disciplinar – (CPD), das Resoluções e Leis afins, bem como desenvolve estudos e programas relativos à ética profissional do Psicólogo.

Presidente da COE: Silvia Regina Moreira Vale – CRP22/00253

Patrícia Maria Pinheiro Cutrim – CRP22/01876

Nerícia Regina de Carvalho – CRP22/00210

E-mail: coe@crpma.org.br

COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO (COF)

Compete coordenar e executar, em sua jurisdição, as atividades de orientação e fiscalização profissional da entidade e assessorar o Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão nos assuntos de sua competência.

Presidente da COF: Luis Ricardo de Moraes Rocha Santos – CRP22/01520

Michelle Correa Moucherek – CRP22/01107

Ana Letícia Barbosa Lima – CRP22/00826

Gilberto Assunção Costa Junior – CRP22/02007

Técnica de Orientação e Fiscalização: Giselle Nunes Abreu – CRP22/01315 (TOF)

Técnica de Orientação e Fiscalização: Alessandra de Araújo Oliveira dos Santos – CRP22/00282 (TOF)

E-mail: cof@crpma.org.br

COMISSÃO DE ANÁLISE PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DE PSICÓLOGA/O ESPECIALISTA (CARPE)

Órgão especial de assessoramento ao Plenário e à Diretoria do CRP-MA, Compete à CARPE: Receber e apreciar a documentação para pedido de concessão de Título de Especialista; Emitir parecer sobre a concessão de Título de Especialista em conformidade com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia; Encaminhar a documentação e o parecer da comissão para o Plenário do CRP-MA para o parecer conclusivo sobre a concessão de Título de Especialista; Promover encontros para o aprimoramento e divulgação das Especialidades em Psicologia de acordo com as resoluções do CFP; Propor ao CFP o reconhecimento de nova especialidade.

Presidente da CARPE: Patrícia Maria Pinheiro Cutrim – CRP22/01876

Luis Ricardo de Moraes Rocha Santos – CRP22/01520

Mae Soares da Silva – CRP 22/00640

E-mail: comissoes@crpma.org.br

Comissões Temáticas

COMISSÃO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO (CPOT)

A Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho – CPOT tem por objetivo atuar junto às demandas das psicólogas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Neste sentido, a CPOT planeja desenvolver ações no que tange à: (a) promoção da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Maranhão; (b) realização do diagnóstico de necessidades das profissionais psicólogas da POT; e (c) criação de normativas que resguarde a boa atuação e a qualificação da Psicóloga.

Com o estabelecimento destas metas, buscamos apresentar um olhar diferenciado sobre a atuação da Psicóloga, seus limites e possibilidades de ação, gerando maior reconhecimento da importância do profissional de POT para a sociedade. bem como uma melhora da prestação do serviço do Psicólogo Organizacional e do Trabalho para o cidadão.

Coordenadora: Danielle Monteiro Sanches Oliveira – CRP22/01036

Carla Vaz dos Santos Ribeiro – CRP22/00289

Denise Bessa Leda – CRP22/00076

Lucidalva Pinheiro Araújo – CRP22/01793

Nathaja Falcão de Oliveira – CRP22/00583

Cleaide Ataíde Lima Assunção – CRP22/04705

E-mail: comissoes@crpma.org.br

COMISSÃO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE

Objetiva promover conhecimento sobre a área de Psicologia do Esporte com o intuito de verificar demandas locais, ampliar suas possibilidades de ao junto à sociedade, fortalecendo sua identidade no Estado do Maranhão e articular junto com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e outros Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) maior representatividade e fortalecimento da área no Brasil.

Coordenadora: Aline Amorim Lobo – CRP22/05811

Natália Bragança Basileu – CRP22/06141

Miryan Lacerda Bezerra – CRP22/05441

Zartu Giglio Cavalcanti – CRP22/01388

Jorge Dieguez Cateb – CRP22/05289

Jacqueline Maria Coelho Araújo – CRP22/04418

Cristianne Almeida Carvalho – CRP22/00166

Comissão de Psicologia Escolar e Educacional

A Comissão de Psicologia escolar e educacional tem caráter consultivo.

Nosso intento é fortalecer esse campo de trabalho das psicólogas no Estado, evidenciando a especificidade da atuação e intervenção da psicóloga escolar e educacional e a importância dessa profissional inserida na conjuntura da equipe multiprofissional dos espaços de formação educacional.

Coordenadora: Kiria Karine Lins Martins Ribeiro – CRP22/00411

Luciana de Fátima Sopas Rocha – CRP22/00678

Maiara Amorim Muniz – CRP22/01419

Mary Hellen Silva Ferreira – CRP22/00636

Michelle Correa Moucherek – CRP22/01107

Nelma Pereira da Silva – CRP22/00202

Rosana Mendes Éleres de Figueredo – CRP22/00688

Francisca Thais Silva Costa – CRP22/ ISO305

E-mail: psicologiaescolar@crpma.org.br

COMISSÃO DE PSICOLOGIA NO SUAS

A Comissão tem como finalidade principal fortalecer o campo de atuação das psicólogas/os maranhenses no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Ainda, tem como objetivos:

Orientar a categoria sobre as especificidades da atuação da Psicologia no SUAS;

Fazer um levantamento sobre as condições laborais destas psicólogas/os para fundamentar as orientações técnicas e éticas;

Orientar gestores e dialogar com demais profissionais desta política sobre as atribuições e características do trabalho das/os psicólogas/os;

Evidenciar as possibilidades e os desafios da atuação interdisciplinar no SUAS, preservando as funções privativas da/o Psicóloga/o;

Analisar os desafios da intersetorialidade no âmbito do SUAS, em especial as demandas advindas do Sistema de Justiça e Conselhos Tutelares;

Orientar a categoria sobre documentos escritos produzidos no exercício profissional e fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários para a produção qualificada da comunicação escrita;

Publicar materiais sobre a atuação da Psicologia no SUAS, bem como promover seminários, encontros, dentre outros;

Orientar profissionais de psicologia sobre quais medidas e órgãos poderão buscar para ter conhecimento e acesso aos seus direitos dentro desta área de atuação.

Coordenadora: Huaína Guimarães Vieira Ribeiro- CRP22/00799

Laryssa Nogueira dos Anjos Araújo – CRP22/03473

Mariana Marinho de Abreu – CRP21/03971 | CRP22/IS0300

Mary Hellen Silva Ferreira – CRP22/00636

Raphaela Thuane Antunes e Silva – CRP22/02396

Sarah Duarte Santos – CRP22/03151

Zilda Maria do Nascimento Carvalho – CRP22/00557

E-mail: comissoes@crpma.org.br

Comissão de Psicologia Hospitalar

Tem como objetivo: discutir a atuação profissional nesse contexto; possibilitar à categoria uma aproximação à área, apontando para as especificidades do exercício profissional no ambiente hospitalar; observar os aspectos teóricos, técnicos, éticos, sociais e os temas transversais que perpassam pela área; promover debates e ações que possam fortalecer o aprimoramento de práticas e destacar a relevância da Psicologia Hospitalar nesses espaços.

Coordenadora: Kassia de Sousa Martins – CRP22/02528

Alice Parentes da Silva Santos – CRP22/01148

Jamille Fontes Leite Botelho – CRP22/02210

Klayse Toshimi Passos Nishiwaki – CRP22/01010

Luana Marques Mesquita – CRP22/02421

Mathias Henrique Cordeiro Melo – CRP22/03092

Talita Francine Moraes de Gouveia – CRP22/01591

Patrícia Maria Pinheiro Cutrim – CRP22/01876

E-mail: comissoes@crpma.org.br

Comissão de Relações Étnico-raciais

O GT de Relações Étnico-raciais tem por finalidade promover debates e estudos relacionando a Psicologia com a saúde mental das populações indígena e negra, assim como também promover a inserção das(os) profissionais da psicologia nas ações voltadas a participação em debates étnico-raciais.

Coordenadora: Ana Letícia Barbosa Lima – CRP22/00826

Jordôa Moreira Leite – CRP22/02822

Loyane Ellen Silva Gomes – CRP22/03943

Marília Rodrigues Campos Oliveira – CRP22/02609

Victoria Maria Aquino da Silva – CRP22/05793

E-mail: comissoes@crpma.org.br

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS CONDIÇÕES E DOS PROCESSOS DE TRABALHO

Tem como objetivo: Discutir as condições de trabalho sobre as quais se encontra a categoria de profissionais da psicologia no Estado do Maranhão; Fomentar debates junto à categoria de psicólogas(os) acerca da carga horária/jornada, piso salarial, bem como atribuições de cargos e direitos previstos em processos seletivos e editais de concursos; Disseminar informações sobre as instituições aliadas pela proteção aos direitos trabalhistas da categoria de psicólogas(os) maranhenses, nos níveis estadual e nacional, para ciência dos seus direitos enquanto categoria profissional; Desenvolver ações que possam contribuir para o fortalecimento da profissão de psicóloga(o) no Estado do Maranhão.

Coordenador: Luis Ricardo de Moraes Rocha Santos – CRP22/01520

Péricles de Souza Macedo (CRP 22/02165)

Inaldo Ribeiro de Souza – CRP22/00463

Katy Anne Silva – CRP22/04065

Cristiane Vasconcelos Bacelar – CRP22/00229

Comissão de Tanatologia

Tem como objetivos: desenvolver ações que possam contribuir para o fortalecimento da profissão de psicóloga(o) no Estado do Maranhão; Possibilitar maior alcance acerca da tanatologia; Aprofundar o conhecimento sobre a temática na formação profissional e exercício prático em cenários que envolvam perdas; Discutir o processo de morte e morrer, perdas e luto; Contribuir para a expansão e desenvolvimento da tanatologia no Maranhão; Fomentar espaços de discussões e aprimoramento para os profissionais de psicologia do Maranhão.

Coordenador: Luís Ricardo de Moraes Rocha Santos – CRP22/01520

Francisca Mayara Gomes da Silva – CRP22/03963

Vitória Carolina Moraes Martins – CRP22/03975)

Comissões Administrativas

Comissão de LICITAÇÃO

Michelle Correa Moucherek – CRP22/01107

Rodrygo Vera Cruz

Nadilson Mendes Piedade

Comissão de Transparência

Ivone de Oliveira Ferreira – CRP22/00523

Ariane Rego Azevedo Costa – CRP22/01123

Daiane Azevedo

Rodrygo Vera Cruz

Comissão de Controle interno

Michelle Correa Moucherek – CRP22/01107

Claudineide Alves dos Santos (CRP 22/02050)

Comissão de COMUNICAÇÃO

Coordenador: Lucas Alexandre Baia Barbosa – CRP22/03038

Luis Ricardo de Moraes Rocha Santos – CRP22/01520

Rodrygo Vera Cruz

Estagiária: Savia Ravyane Machado Mendes

Estagiário: Luís Cláudio Costa Furtado Júnior

Grupos de Trabalho

Grupo de Trabalho Benefícios e Convênios

Coordenadora: Kassia de Sousa Martins – CRP22/02528

Patrícia Maria Pinheiro Cutrim – CRP22/01876

Grupo de Trabalho História do CRP-MA

Coordenadora: Nelma Pereira da Silva CRP22/00202

Ariane Rego Azevedo Costa – CRP22/01123

Francisco Valberto dos Santos Neto – CRP22/03273

Kassia de Sousa Martins – CRP22/02528

Kiria Karine Lins Martins Ribeiro CRP 22/0041

Luis Ricardo de Moraes Rocha Santos CRP 22/01520

Péricles de Souza Macedo CRP 22/02165

Silvia Regina Moreira Vale CRP22/0253

Psicologia na gestão de riscos, emergências e desastres

Coordenadora: Silvia Regina Moreira Vale – CRP22/00253

Dalciney Maximo Diniz – CRP22/01465

Ivone de Oliveira Ferreira – CRP22/00523

Jadson Ramos e Sousa Santos – CRP22/02127

Maiara Monteiro Marques Castelo Branco – CRP22/00962

Sarah Letícia da Silva Monteiro – CRP22/05137

Pular para o conteúdo