CRP-MA promove debate sobre o papel da Psicologia nas políticas públicas do SUAS e na atenção à população em situação de rua

Equipe técnica do CRP MA em reunião com a coordenadora do curso de psicologiade Psicologia da Faculdade Laboro, Janete Valois para organização do evento de Lançamento. FOTO: ASCOM CRP MA.

O Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), realiza nesta segunda-feira (9), a partir das 19h o lançamento das Referências Técnicas para a atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua e do documento “Como as Psicólogas e os Psicólogos podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Informações para Gestoras e Gestores”.

O evento acontece na Faculdade Laboro, em São Luís, com transmissão ao vivo pelo canal do CRP-MA no YouTube, e reunirá psicólogas(os), estudantes, docentes e representantes de movimentos sociais. A atividade integra o Plano de Trabalho Nacional do CREPOP 2025 e tem como foco a apresentação dos materiais e o debate sobre os fundamentos ético-políticos que orientam a atuação da Psicologia nas políticas públicas.

A programação destaca o diálogo entre o Sistema Conselhos de Psicologia e as Instituições de Ensino Superior, reafirmando os espaços de formação como estratégicos para o fortalecimento da Psicologia comprometida com os direitos humanos, a justiça social e a defesa das políticas públicas. A proposta é aproximar estudantes e docentes das discussões contemporâneas da profissão, contribuindo para uma formação crítica e alinhada aos princípios ético-políticos da Psicologia.

A mesa de lançamento abordará os desafios e possibilidades da atuação profissional no SUAS e junto à população em situação de rua, a partir de diferentes perspectivas, incluindo a prática profissional, a gestão pública e o movimento social.

O CRP-MA informa que os próximos lançamentos das Referências Técnicas também serão realizados em parceria com outras Instituições de Ensino Superior, fortalecendo o diálogo com os espaços de formação como estratégia de ampliação e qualificação do debate sobre a Psicologia no estado.

Programação Completa – Lançamento das Referências Técnicas do CREPOP

19h – Abertura e credenciamento

19h30 – Mesa de Abertura
Formação em Psicologia e Compromisso Ético-Político: diálogos entre as Instituições de Ensino Superior e o Sistema Conselhos de Psicologia

Nelma Pereira da Silva – Psicóloga (CRP 22/00202), coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Pe. Marcos Passerini, professora da Faculdade Laboro e ativista de Direitos Humanos.

Déborah Letícia Caldas Diniz de Lemos – Acompanhante terapêutica e estudante do 9º período de Psicologia da Faculdade Laboro.

Janete Valois – Psicóloga (CRP 22/0221), assessora territorial do Projeto GENTE (SENAD/Fiocruz), supervisora clínico-institucional do Ministério da Saúde/Fiocruz, coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Laboro e militante da Luta Antimanicomial.

Ana Letícia Barbosa Lima – Psicóloga (CRP 22/00826), Presidenta do V Plenário do CRP-MA durante o triênio 2025-2028

20h – Mesa de Lançamento
Referências Técnicas do CREPOP: Psicologia, SUAS e População em Situação de Rua

Mary Hellen Silva Ferreira – Psicóloga (CRP 22/00636), com atuação junto à população em situação de rua há 9 anos, especialista em Psicopedagogia com foco em liderança de alta performance.

José Marques – Representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

Huaina Guimarães Vieira Ribeiro – Psicóloga (CRP 22/00799), conselheira suplente do V Plenário do CRP-MA, psicóloga da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, coordenadora da Comissão de Psicologia no SUAS do CRP-MA e membro do Fórum Estadual de Trabalhadoras(es) do SUAS.

Mediação: Francisco Valberto dos Santos Neto, assessor técnico do CRP-MA

21h – Encerramento

As publicações estão disponíveis gratuitamente no site do Conselho Federal de Psicologia:

Referência Técnica – Psicologia no SUAS: Saiba Mais

Referência Técnica – Psicologia e População em Situação de Rua: Saiba Mais

Notícias Relacionadas:

Pular para o conteúdo